top of page
A PESQUISA (4).png

Este site é resultado de uma pesquisa conduzida pela mestranda Elaine dos Santos Pinto, sob orientação da Profª Drª Aline Grunewald Nichele, no Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Porto Alegre. 

O objetivo geral foi investigar de que forma os fiscais estaduais agropecuários das regionais da Secretaria da Agricultura podem atuar como agentes disseminadores da Educação Sanitária em agropecuária em escolas de ensino básico do Rio Grande do Sul, como intermediadores do projeto “Educação Sanitária na Escola”, tendo como base o trabalho como princípio educativo e a formação humana integral.

ETAPAS DA PESQUISA

REFERENCIAL TEÓRICO

referencial (3).png

A pesquisa tem como referencial teórico as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, especialmente os conceitos de trabalho como princípio educativo e formação humana integral. Também trabalha a partir dos temas: espaços não formais de ensino e educação não formal, educação em saúde e competência como práxis

PESQUISA DOCUMENTAL

referencial (1).png

A pesquisa analisou os Relatórios de Atividades e Vigilância Epidemiológica (RAVEs) produzidos pelas regionais da Secretaria da Agricultura e arquivados na Seção de Educação Sanitária pelo período de 2012 a 2019. As atividades de Educação Sanitária foram contabilizadas por regional e por tipo de ação, ao longo dos anos.

ENTREVISTAS

referencial (2).png

Uma entrevista semiestruturada foi respondida por fiscais ou servidores que sejam referências em Educação Sanitária nas regionais da Secretaria. Contava com cinco blocos temáticos: características pessoais e profissionais, atuação na SEAPDR, projeto “Educação Sanitária na Escola”, relação com as secretarias municipais de Educação e sugestões para o produto educacional. As entrevistas foram realizadas no período de agosto a novembro de 2020, por meio da plataforma Zoom, com a adesão de 14 respondentes, num universo possível de 38.

ANÁLISE DOS RESULTADOS

análise.png

A partir dos dados coletados pela pesquisa documental dos RAVEs, foi possível observar o panorama de ações em escolas de 2012 a 2019. Com as entrevistas, aprendemos com os servidores sobre as dificuldades na implantação do projeto "Educação Sanitária na Escola" e como são construídas as ações bem-sucedidas. Os entrevistados nos orientaram sobre quais os temas agropecuários mais buscados pela população no Rio Grande do Sul, bem como as informações que mais sentem necessidade de ter para dialogar com as secretarias de Educação e as escolas. Eles também elegeram qual o melhor formato para o produto educacional resultante da pesquisa: um website. Esta é a origem da EduSan Agro!

Design sem nome (4).png
bottom of page