A Educação Sanitária – também conhecida como Educação para a saúde e, ainda, pela terminologia mais utilizada atualmente, Educação em saúde – é um dos ramos de atuação em saúde pública que tem por objetivo informar e educar a população sobre a promoção de hábitos saudáveis e a prevenção de doenças. Surgiu de uma visão da saúde a partir da ótica da saúde pública, que parte não apenas de uma perspectiva individual, de atendimento médico-hospitalar direcionado, mas da influência de determinantes sociais – tais como classe, local de moradia e ocupação laboral – no processo saúde/doença.
A inspeção e a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal no Brasil ficam a cargo do Ministério da Agricultura, em âmbito federal; e das secretarias estaduais e municipais, em suas respectivas jurisdições, operacionalizando as ações de inspeção e fiscalização localmente.
É a partir das ações de fiscalização e inspeção que surge a necessidade de um campo de atuação diferenciado e complementar, que tivesse um aspecto mais propositivo do que punitivista: a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária.
Entende-se por Educação Sanitária em Defesa Agropecuária o processo de disseminação, construção e apropriação de conhecimentos, por parte dos participantes das diversas etapas das cadeias produtivas associadas às atividades agropecuárias e pela população em geral, relacionados com a saúde animal, sanidade vegetal e qualidade dos produtos, subprodutos e insumos agropecuários
Educação Popular em Saúde
A Educação Popular em Saúde é o campo de prática e conhecimento que tem se ocupado mais diretamente com a criação de vínculos entre a ação médica e o pensar e fazer cotidiano da população. Baseia-se nos trabalhos do educador Paulo Freire, estabelecendo uma forma de educação dialógica, que respeita os repertórios e vivências pessoais dos educandos, sendo essas experiências usadas como ponto de partida para a prática educativa.
Assim como a Educação Popular em Saúde vem conquistando espaços no campo da saúde – inclusive institucionais, no âmbito do SUS, por exemplo –, acreditamos que a Educação Popular em Saúde pode se desenvolver, também, na área de defesa agropecuária.
Os dispositivos legais que instituíram a Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no Brasil e no Rio Grande do Sul.