top of page
MATERIAIS COMPLEMENTARES
Materiais que podem ser enviados aos professores para auxílio na elaboração dos planos de aula e utilização em sala.
HQ do Chico Bento sobre Febre Aftosa distribuída pelo Ministério da Agricultura em 2005. Pode ser usada em turmas a partir dos sete anos. Como a história menciona a vacina, e o Rio Grande do Sul se tornou zona livre de aftosa sem vacinação, uma atividade interessante a propor seria atualizar o roteiro do gibi para a nova realidade do Estado.
Livreto em formato digital sobre Febre Aftosa, produzido a partir de folder da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Voltado para o produtor rural, contém informações sobre como evitar transmissão e a importância da notificação, agora que o Estado suspendeu a vacinação. Linguagem acessível para as etapas finais do ensino fundamental em diante, mas os professores podem adaptar para os anos iniciais.
VÍDEOS
Animação produzida pelo Fundesa que fala sobre a importância da rápida notificação às inspetorias ou escritórios de defesa agropecuária sobre qualquer suspeita de animal com febre aftosa.
Vídeo institucional do Ministério da Agricultura sobre o reconhecimento internacional de seis estados brasileiros como zonas livres de febre aftosa sem vacinação – entre eles, o Rio Grande do Sul.
Vídeo de uma série produzida pelo PANAFTOSA/OPAS com perguntas e respostas sobre a Erradicação da Febre Aftosa nas Américas. Responde à pergunta: "É possível um país ficar livre de febre aftosa sem o uso de vacinas?"
bottom of page