Para facilitar nosso contato em ações de Educação Sanitária que ocorrem diretamente com crianças e jovens de diversas faixas etárias, vamos conhecer um pouco sobre as teorias cognitivas de Jean Piaget.
Essas teorias têm como enfoque a ideia de que o conhecimento humano é uma construção do próprio homem, tanto coletiva como individual. Daí suas teorias serem usadas como base de propostas educativas construtivistas.
Apesar de não ser uma teoria da aprendizagem, os estágios do desenvolvimento humano de Piaget permitem compreender como o pensamento da criança se organiza, fato que influi no seu aprendizado. Sabendo como a criança aprende e pensa, podemos ajustar nosso discurso de acordo com a fase de desenvolvimento.
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Segundo Jean Piaget.
Do livro Teorias de aprendizagem, do prof. Marco Antonio Moreira.
SENSÓRIO-MOTOR
Vai do nascimento até cerca de dois anos de idade. A criança, neste estágio, não diferencia o seu eu do meio que a rodeia: ela é o centro e os objetos existem em função dela. No fim deste período, começa a descentralizar as ações em relação ao próprio corpo e a considerá-lo como um objeto entre os demais.
PRÉ-OPERACIONAL
Vai dos dois aos seis ou sete anos. O pensamento da criança começa a se organizar, mas não é ainda reversível. A criança continua em uma perspectiva egocêntrica, vendo a realidade principalmente como ela a afeta. Ante à falta de reversibilidade, a criança, durante este período de desenvolvimento mental, não tem ainda compreensão da transitividade (A < C, se A < B e B < C), nem da conservação do todo.
OPERACIONAL-CONCRETO
Começa com 7 a 8 anos e vai até 11 ou 12 anos. Há uma descentralização progressiva em relação à perspectiva egocêntrica. O pensamento, agora mais organizado, possui características de uma lógica de operações reversíveis. Ela é capaz de pensar no todo e nas partes simultaneamente. Seu pensar está ainda limitado a operações concretas, com objetos reais. Ela não é ainda capaz de operar com hipóteses, com as quais poderia raciocinar independentemente de saber se são falsas ou verdadeiras.
OPERACIONAL FORMAL
Começa por volta dos 11 ou 12 anos e vai até a vida adulta. A principal característica deste período é a capacidade de raciocinar com hipóteses verbais e não apenas com objetos concretos. O adolescente torna-se capaz de fazer raciocínios hipotéticos-dedutivos. Portanto, a característica básica deste período é a capacidade de manipular construtos mentais e reconhecer relações entre esses construtos.
Perceba que as etapas de desenvolvimento humano do Piaget acompanham, de certa forma, as etapas do ensino básico brasileiro, em que podemos relacionar:
PRÉ-OPERACIONAL
Educação Infantil
OPERACIONAL-CONCRETO
Primeira etapa do Ensino Fundamental
OPERACIONAL FORMAL
Etapas finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
VÍDEO
RESUMO DA TEORIA DE PIAGET
Vídeo do canal Intensivo Pedagógico que resume os principais pontos da teoria de Jean Piaget sobre os estágios de desenvolvimento humano e como se dá o processo de aprendizagem.