O projeto “Educação Sanitária na Escola”, criado pela Seção de Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura em 2010 e atualizado em 2018, é um programa de parceria com as secretarias municipais de Educação com a proposta de incluir o tema da Educação Sanitária em Defesa Agropecuária no currículo escolar de forma transversal e interdisciplinar.
Assim que a parceria é estabelecida, os profissionais referência em Educação Sanitária da Secretaria da Agricultura reúnem-se com os diretores e professores das escolas participantes e repassam as informações que precisam ser abordadas em sala de aula. Os próprios professores incluem os temas em seus planos de aula, e podem contar com a participação dos fiscais em sala de aula, sempre que necessário.
Baixe as duas versões do projeto nos botões abaixo:
OBJETIVOS DO "EDUCAÇÃO SANITÁRIA NA ESCOLA"
Versão 2018
OBJETIVO GERAL
Proporcionar que alunos, professores, funcionários da escola e comunidade em geral se tornem agentes disseminadores da Educação Sanitária através de processos de sensibilização, comprometimento e consciência sanitária, possibilitando um exercício pleno da cidadania com melhoria na qualidade de vida da população.
OBJETIVO ESPECÍFICO #1
Enriquecer os conteúdos e áreas de ciências da natureza, composta pelas disciplinas de biologia, física e química, com a exploração dos temas focados na saúde pública e sanidade animal.
OBJETIVO ESPECÍFICO #2
Incentivar a participação de alunos e professores na construção das atividades que sejam condizentes e atrativas com suas realidades e localidades.
OBJETIVO ESPECÍFICO #3
Promover hábitos e posturas voltadas para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida do cidadão.
OBJETIVO ESPECÍFICO #4
Estabelecer diversas parcerias com entidades e órgãos públicos para ampliar os trabalhos e projetos desenvolvidos na escola.
OBJETIVO ESPECÍFICO #5
Estimular a gestão participativa dos diversos atores envolvidos nas políticas públicas relacionadas aos serviços de vigilância sanitária.
OBJETIVO ESPECÍFICO #6
Promover e incentivar encontros nas demais regiões, para implantação e disseminação da educação sanitária para a rede de ensino em todo o Estado do RS.
OBJETIVO ESPECÍFICO #7
Possibilitar a divulgação dessa atribuição, em todos os eventos para conhecimento da população em geral.
Fotos: Regionais Pelotas e Santa Maria